02/05/2023 às 23h46min - Atualizada em 03/05/2023 às 00h00min

Por unanimidade, STF confirma suspensão da aplicação presunção de 'boa-fé' no mercado de ouro

Julgamento no plenário virtual terminou nesta terça-feira (2). Ministros votaram também para fixar prazo de 90 dias para que o governo federal adote um novo conjunto de regras para a fiscalização do comércio do produto.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/02/por-unanimidade-stf-confirma-suspensao-da-aplicacao-presuncao-de-boa-fe-no-mercado-de-ouro.ghtml



Julgamento no plenário virtual terminou nesta terça-feira (2). Ministros votaram também para fixar prazo de 90 dias para que o governo federal adote um novo conjunto de regras para a fiscalização do comércio do produto. Barras de ouro em uma fábrica austríaca em Viena
Leonhard Foeger/Reuters
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão que suspendeu a aplicação da chamada "presunção da boa-fé" no comércio de ouro e determinou que o governo federal adote, em 90 dias, um novo conjunto de regras para a fiscalização do produto – especialmente em relação à sua origem. O julgamento terminou nesta terça-feira (2).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A Corte analisou, no plenário virtual, uma decisão individual do ministro Gilmar Mendes sobre o tema, que também fixa que o governo deverá tomar providências como a adoção de "medidas (legislativas, regulatórias e/ou administrativas) que inviabilizem a aquisição de ouro extraído de áreas de proteção ambiental e de Terras Indígenas".
O governo federal já trabalha na elaboração de uma medida provisória para regular a questão.
No sábado (29), o voto do relator foi acompanhado pela maioria dos ministros: a presidente Rosa Weber, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.
Nesta terça-feira, os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques consolidaram a unanimidade em torno do entendimento de Gilmar Mendes.
"É preciso que esse consórcio espúrio, formado entre garimpo ilegal e organizações criminosas, seja o quanto antes paralisado. O provimento de medida cautelar, pelo Supremo Tribunal Federal, é o meio adequado e necessário para tanto", afirmou Mendes no voto.
Ações
Mendes é o relator de três ações que questionam trecho da lei que fixou critérios aplicáveis às Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMS) para a regularização da aquisição de ouro produzido em áreas de garimpo.
Os pedidos foram apresentados pela Rede Sustentabilidade, PSB e PV.
A norma permite que que as distribuidoras comprem o metal com base no princípio da boa-fé, ou seja, utilizando exclusivamente informações prestadas pelos vendedores.
Para os partidos que apresentaram o pedido, essa regra impulsiona o comércio ilegal de ouro na Amazônia ao dispensar mecanismos mais rígidos de fiscalização da atividade.
O ministro afirmou que as regras previstas na lei acabam por sabotar a eficácia do controle de uma atividade poluidora, o que viola princípios constitucionais de proteção ao meio ambiente.
"As presunções, trazidas no diploma legislativo impugnado, relativas à legalidade do ouro adquirido e à boa-fé do adquirente simplesmente sabotam a efetividade do controle de uma atividade inerentemente poluidora (e nessa medida chocam com o corolário do princípio da precaução, que possui assento constitucional), uma vez que não apenas facilitam, como servem de incentivo à comercialização de ouro originário de garimpo ilegal. Exatamente por isso, revelam-se uma opção normativa deficiente quanto à proteção do meio ambiente", pontuou o ministro.
Segundo Mendes, as mudanças na lei mostram que a simplificação da compra e venda do material permitiu a expansão do comércio ilegal do ouro.
"No caso das alterações promovidas pela Lei de 2013, não é difícil verificar que a simplificação do processo de compra de ouro permitiu a expansão do comércio ilegal, fortalecendo as atividades de garimpo ilegal, o desmatamento, a contaminação de rios, a violência nas regiões de garimpo, chegando a atingir os povos indígenas das áreas afetadas", ponderou.
VÍDEOS: tudo sobre política

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/05/02/por-unanimidade-stf-confirma-suspensao-da-aplicacao-presuncao-de-boa-fe-no-mercado-de-ouro.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.