15/07/2015 às 20h11min - Atualizada em 13/02/2016 às 21h45min

RECEITA: Arroz com frango e pequi

franguin jantinha

franguin jantinha

Ingredientes: 1 frango cortado em pedaços 1 colher de café de açafrão 1 dúzia de pequis sem casca 1/4 de xícara de chá de óleo 2 dentes de alho espremidos 1 cebola grande picada 2 xícaras de chá de arroz 4 xícaras de chá de água quente Sal a gosto Pimenta-de-cheiro, pimenta-do-reino ou Malagueta a gosto Salsinha, cebolinha picada a gosto Modo de Preparo:

Tempere os pedaços do frango com sal e pimenta-do-reino. Numa panela grande, coloque um pouco de óleo, o alho amassado e o açafrão. Dissolva-os. Acrescente os pedados do frango. Mexa até dourar. Quando o frango estiver dourado, coloque os pequis (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta. Nota: Para esta receita, não utilize panela de ferro, pois a fruta fica preta. Curiosidade: O pequi é uma árvore de baixo porte nativa do cerrado. O fruto, substancial e gorduroso, é utilizado tradicionalmente na culinária do Centro-Oeste em pratos como arroz com pequi e frango com pequi. Da polpa, extrai-se um óleo empregado para frituras, como condimento e na fabricação do licor.

Rendimento: 6 porções Algumas dicas de como se comer o pequi: Ele deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres.

Ele deve ser levado a boca para então ser "raspado " cuidadosamente com os dentes (uma vez que a polpa macia e saborosa cobre uma camada de espinhos), até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada, ou os espinhos possam ser vistos.

Nunca jogue os caroços no chão: eles secam rápido e os espinhos podem se soltar. A propósito, a castanha dentro do caroço é uma delícia; para comê-la, basta deixar os caroços secarem por uns dois dias e depois torrá-los.

Importante: jamais morda o caroço!

mae faz

mae faz


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.