03/02/2016 às 12h22min - Atualizada em 05/02/2016 às 17h27min

Como fazer um churrasco míozin de bão

Churrasco é um evento, não uma refeição.
CHURRASCO

CHURRASCO

Como receber seus amigos

Se você se dispõe a promover um bom churrasco, você precisa ter espírito de anfitrião. Precisa se preocupar com as variáveis atreladas. Muitas pessoas acabam se fixando na carne e esquecem de outros fatores que podem fazer com que seu churrasco seja nota 10 ou 0.

Música: Se o churrasco não é uma simples refeição, mas sim, um momento de confraternização, um sonzinho vai ajudar bastante na socialização das pessoas. Você não precisa de um DJ. Uma boa playlist de músicas já deve dar conta do recado. Como bom anfitrião, certifique-se do gosto musical dos convidados e tente agradar a todos.

obs: Aqui em Goiás todo mundo conhece alguém que toca violão e canta, então, nada melhor que uma boa música ao vivo com os amigos cantor, de preferência aqueles modão de rachar o peito.

Entrada: Como o churrasco pode demorar um pouco para começar a ser servido, é interessante você pensar em alguns petiscos de entrada para oferecer às visitas. Eu, particularmente, gosto de fazer um coquetel com castanhas, amendoins, damascos, passas de uva etc. Outra opção bacana também é você servir uns nachos (pode usar Doritos mesmo) com molhos de sua preferência.

Bebida: última das variáveis mas certamente uma das mais importantes. A escolha das bebidas será distinta. Como o objetivo deste artigo não é explorar o tema bebida em churrascos.

Aquela cerveja trincando o bico de gelada não pode faltar.

Para agradar os mais variados gostos, costumo optar também pela boa e velha caipirinha ou caipiroska. Costumo comprar 3 ou 4 diferentes tipos de frutas (limão, tangerina, caju e abacaxi são as variedades de frutas mais pedidas) e deixo para que as pessoas possam preparar as suas.

Quantidade de carne

Essa é uma questão que sempre vai variar. Pensei em estabelecer uma média que ajude todos a nortear as próximas compras.

Sempre existirão aqueles que comem bem pouco (algo como 200 gramas) e aqueles trogloditas que devoram 1 kg de carne. Precisamos chegar a um meio termo. Eu sempre uso em média 500 gramas por pessoa se for carne sem osso. Se a carne tiver osso, como costela, podemos facilmente pensar em 700 gramas por pessoa.

Portanto, se você for planejar um churrasco para 10 pessoas, somente com carnes sem osso, uma quantidade razoável de carne é 5 kg. Isso seriam cerca de 5 peças de picanha, por exemplo.

Como acender o fogo

Com a churrasqueira limpa, sem cinzas, coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Se você estiver fazendo churrasco para até 10 pessoas, não coloque mais do que 2 kg para começar.

Faça uma oca (sim, oca de índio) com os pedaços maiores e mais longos (vide foto). Rasgue o saco de carvão (que é feito com um papel mais grosso) e faça uma bola com o papel e coloque no meio da oca. Idealmente, utilize cerca de 100 ml de álcool (precisa ser o de 90° GL, pois o de 46° GL não tem a combustão necessária) na bola de papel. Risque um fósforo e pronto.

FOGO-NO-CARVÃO-620x540

FOGO-NO-CARVÃO-620x540

A carne só pode ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas. Quando a brasa estiver bem vermelha e intensa, espalhe por 50% da churrasqueira.

Dica: nunca utilize toda a extensão da churrasqueira com brasa. Você certamente vai precisar de espaços com diferentes temperaturas para assar diferentes tipos de carnes.

Como temperar o churrasco

Se você preparar carne de boi, a minha recomendação é utilizar somente sal grosso. Como gaúcho, nossa tradição é avessa a outras técnicas de tempero. Já se a sua pedida for por uma carne de frango, suíno ou outra carne branca, é recomendável que se utilize de temperos como limão, pimenta do reino, alecrim etc.

Sal grosso: A quantidade de sal grosso que se aplica à carne é diretamente relacionada ao tamanho (espessura) da carne. Se você assar uma capa de filé, por exemplo, que é uma carne longa mas bem fina, a quantidade de sal precisará ser menor do que se a carne escolhida fosse uma picanha, em peça inteira.

Não use sal grosso úmido, pois ele faz com que a carne absorva muito sal, perdendo o seu sabor.

Salgue a carne instantes antes dela ir para o fogo.

Em todos os casos, é fundamental bater a carne ao tirá-la do fogo. Assim, o excesso de sal é retirado.

Quando é preciso temperar carnes brancas, é bom ter em mente que cada carne possui afinidade com certos temperos e especiarias. Vou listar algumas combinações interessantes:

Carne de suíno: Uma combinação interessante é mostarda, sal, mel, suco de laranja, cravo da índia e ervas frescas variadas.

Carne de cordeiro: Recomendo que utilizem alho, sal, azeite, alecrim e com vinho branco.

Carne de frango: Combina com praticamente todas as ervas. Eu praticamente prefiro prepará-lo com suco de laranja, sal, pimenta do reino e bastante páprica picante.

Utensílios necessários

Para preparar um churrasco você não precisa de muita coisa. Minha recomendação é que você tenha uma tábua grande de madeira, uma faca bem afiada e um pegador para a carne (idealmente não utilize garfo para pegar/virar a carne, pois isso faz com que ela perca os líquidos ao ser furada).

Minhas carnes preferidas

Como me disse uma vez Marcos Bassi, o rei da carne, carne para churrasco precisa ser de primeira linha. Ele dizia que era preferível você fazer um churrasco de maminha de primeira do que usando uma picanha de segunda. Venho, desde que ouvi esta frase, praticando esse conceito.

Dê muita atenção na compra da carne. Escolha bem. Não se apresse nessa hora. Veja todas as opções disponíveis no balcão do supermercado ou açougue.

Leve em consideração que carnes com gordura vão sempre ser melhores do que carnes magras. Procure carnes com camadas uniformes de gordura. Outro fator muito importante é analisar a cor e cheiro da carne. Carnes com um vermelho mais vivo são ideais. Ceritique-se também que a refrigeração do balcão é adequada.

Montamos uma imagem com os cortes que mais recomendo:
Nivea-InfoCarne-620x438

Nivea-InfoCarne-620x438

Se você chegou até aqui, coloque em prática esse "manual" e chama nós pra experimentá seu churrasco, pra ter uma avaliação mais técnica e profissional de comedor de churrasco.. kkk Fonte: Papo de Homem
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.