fbpx

Teatro Goiânia recebe concerto de celebração do 79º Batismo Cultural de Goiânia


Evento será virtual, neste domingo, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia e da cantora Maíra Lemos. A iniciativa é uma realização da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria municipal de Cultura, com apoio do governo do Estado e Secult Goiás

O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), será palco neste domingo, 4 de julho, às 11 horas, de um concerto em celebração aos 79 anos do Batismo Cultural de Goiânia. O espetáculo será abrilhantado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), com participação especial da cantora Maíra Lemos, e transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Orquestra Sinfônica.

A iniciativa é uma realização da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria municipal de Cultura, com apoio do governo do Estado e Secult Goiás.

A apresentação ocorrerá com uma formação reduzida de cordas, sopros e percussão, observando rigorosamente todos os cuidados e recomendações das autoridades sanitárias.

Apesar da orquestra já estar realizando eventos presenciais em igrejas da capital, esse evento será no formato online, tendo em vista que o espaço onde ocorrerá o concerto, o Teatro Goiânia, não está autorizado ainda a receber o público.

Sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, o programa do concerto será dividido em duas partes. A primeira é composta por obras do saudoso maestro Joaquim Jayme e arranjos orquestrais de músicas tradicionais goianas tais como Só (Ana Tocantins), Noites Goianas (Joaquim Santana) e Balada Goiana (Félix de Souza).

A segunda parte terá a participação da cantora Maíra Lemos interpretando as músicas Meu Coração (João Caetano), De Dois (Gustavo Veiga) e os clássicos internacionais Memory (Andrew Lloyd Webber) e May Way (Claude François-Jacques Revaux). Os Arranjos orquestrais foram elaborados especialmente para esse evento, pelos maestros Sidney Ricardo e Eliseu Ferreira.

Tradição

O Batismo Cultural de Goiânia é uma data importante no calendário do Estado e devido à pandemia provocada pela Covid-19, este é o segundo ano que a OSGO realiza o evento de forma online. Apesar das restrições, é importante relembrar a data na história cultural dos goianos. Foi no Teatro Goiânia que se realizou o Batismo Cultural de Goiânia – a sessão solene de inauguração com discursos, entrega da chave da cidade ao primeiro prefeito, Venerando de Freitas, e uma movimentada programação cultural, que reuniu governadores, intelectuais e ministros. A programação do Batismo Cultural se estendeu de 1º a 11 de julho de 1942. No dia 14 de julho do mesmo ano, fez-se a estréia da casa de espetáculos. A Capital é a única cidade do Brasil que tem esta denominação como a data de sua inauguração oficial.

Evento: Celebração ao 79º Batismo Cultural de Goiânia – Orquestra Sinfônica de Goiânia e Maíra Lemos

Data: Domingo, 04/07

Horário: 11h

Regente: Eliseu Ferreira

Transmissão ao vivo pelo canal de vídeos da orquestra no Youtube

Fonte: Secretaria de Cultura de Goiás (Secult-GO)


Comments

comentarios

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretendem revelar algo sobre a personalidade
Quiz de curiosidades
Série de perguntas com respostas certas e erradas que visa verificar o conhecimento
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
The Classic Internet Listicles
Contagem regressiva
As clássicas contagens regressivas da Internet
Lista aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista Classificada
Votar positivamente ou negativamente para decidir o melhor item da lista
Meme
Faça upload de suas próprias imagens para fazer memes personalizados
Vídeo
Incorporação no Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Incorporação de Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF